Há cura para o Transtorno de Personalidade Borderline?

 

Oi pessoal!
Essa é uma pergunta que eu recebo muito por e-mail. E acho que todos nós já nos perguntamos isso. Não existe um consenso em relação a essa resposta. Talvez na psiquiatria sim, onde o consenso diz que não há cura. Mas, alguns especialistas já dizem que há recuperação. E essa recuperação pode ser entendida ou não como cura. Eu sinceramente não penso em “cura” e sim em ser uma pessoa feliz e para isso tenho trabalhado a minha auto-confiança, meu amor-próprio e o auto-controle das minhas emoções.
Me lembro que uma vez, buscando sobre “cura do TPB” na internet, encontrei um artigo de uma borderline em recupeção chamada A.J Mahari. Ela tem um site http://borderlinepersonality.ca/ com artigos, vídeos (excelentes), etc. A.J Mahari é hoje uma “Life Coach”, isto é, ela dá uma espécie de treinamento para pessoas com TPB aprenderem a superar diversas questões que envolvem o transtorno. E ela não é a única. Esse tipo de treinamento, dado por borderlines em recuperação, está se tornando muito habitual nos EUA. O artigo que encontrei da A.J há quase 1 ano atrás falava sobre essa “cura”. Que coloco aqui em parêntesis porque não tenho a pretensão de dar as respostas a ninguém, o mais importante é que cada um encontre a sua, ou melhor, as suas.
Eu gostei muito desse artigo e acho que é esse o caminho para a recuperação!
© Ms. A.J. Mahari – 23 de dezembro de 2000, com a data 25 de janeiro de 2004 e dezembro de 2
Existe uma cura para o Transtorno de Personalidade Borderline? TPB pode ser curado? A palavra “cura” é relevante?
Eu, recuperada do TPB há 14 anos digo que ele pode ser superado, com certeza. Eu estou curada, não é? Aprender a identificar suas escolhas e assumir a responsabilidade por elas é o caminho para “a cura”.
É uma cura, por assim dizer. Claro que você sabia que eu ia dizer isso né? Eu me recuperei do TPB. Isso não significa que eu estou “curada”? É apenas semântica? Existe uma diferença significativa na terminologia antes e após a recuperação?
Tenha em mente que eu sempre pensei que quando se trata de transtornos de personalidade e de doenças mentais, geralmente usamos os termos recuperado ou curados. Cura parece, para mim, ser mais aplicável a doenças físicas. Como tenho experiência e, como muitos profissionais acreditam, a psicoterapia pode alterar a biologia do nosso cérebro. O debate continua.
Eu sei que existe uma maneira de ficar melhor e deixar para trás o TPB. No entanto, eu não pensaria nisso como uma cura singular, mas sim uma série de milhares de curas. Com isto quero dizer que cabe a cada indivíduo para desfazer o relacional – dano emocional que é o grande responsável pela reação = mecanismos de defesa e rigidez cognitiva do TPB. Milhares de “curas”, porque o TPB é como um transtorno de camadas abrangendo muitas questões. Todas estas questão tem que ser adequadamente solucionados para que a pessoa se recupere.
Eu sei que isso não é agradável de ler quando você tem TPB, mas o transtorno é uma série de escolhas inadequadas, no geral. Aprender novas maneiras saudáveis de se relacionar com você e com os outros, novas formas saudáveis de pensar, perceber, agir, ser e sentir levará ao amadurecimento emocional necessário para deixar para trás o TBP.
Muitos não gostam quando eu falo de escolhas, mas quando somos jovens fazemos escolhas, escolhas subconscientes que se tornam padrões e hábitos. TBP é uma personalidade “desordenada.” Nós fazemos escolhas a todo momento. E em alguns momentos, ou, no caso do TPB, talvez, grande parte desse tempo, não estamos mesmo cientes de todas as escolhas que estamos fazendo. Por exemplo, você pode sentir raiva de alguém por alguma coisa. Se você pensar só em si mesmo, ou nos seus sentimentos de raiva, o que você vai perder é o fato de que o estar zangado com alguém é uma escolha. É uma escolha que dói mais em você do que jamais doeria na pessoa de quem você está com raiva. Se você não sabe que o seu comportamento ou atitude em relação a alguém é uma escolha, você definitivamente precisa de mais autoconsciência.
No meu processo de recuperação eu não pensava em ser ou ficar curada. Pensei em ficar melhor, me sentir melhor, trabalhando a minha dor e aprendendo a me relacionar com os outros de uma forma condizente com a minha idade e consistente. Eu tive que trabalhar no processo de recuperação e deixar para trás a dor de uma criança, a fim de “crescer”. Se você segurar a dor do seu filho (interno – você) e não curá-lo, ele irá retê-lo e mantê-lo preso no padrão de comportamento do TBP.
Recuperar-se do TPB é um processo longo de questões a desembaraçar, de idéias distorcidas, pensamentos, reações e percepções errôneas. É uma questão de escolhas que foram feitas em uma idade muito jovem como resultado da dor sentida, das necessidades não satisfeitas, das ameaças físicos e / ou emocionais ou trauma. É preciso aprender a compreender como você faz escolhas, e isso irá permitir-lhe em seguida, tomar a responsabilidade para si, suas escolhas e suas ações não importando qual o motivo que você percebe como a causa deles. Esta é a pedra fundamental para a cura do TPB, simplesmente – RESPONSABILIDADE PESSOAL.
É só estando hoje do outro lado do TPB, que eu posso honestamente compreender quão ilógico meus pensamentos e percepções foram. O outro aspecto do TPB que muitos não trabalham é o medo. Muitos com TPB vivem suas vidas dentro e fora do medo. Reações automáticas ao medo sempre produzem reações aparentemente ilógicas.
Minha sugestão seria a de pensar no que você (que significa qualquer pessoa que está lendo, e não alguém especificamente) pode fazer para se sentir e ser melhor. O que você pode fazer para lamentar o que dói? O que você pode fazer para aprender a se relacionar com você mesmo e com os outros? Fique de olho nas mudanças pequenas. Dê-se crédito e esteja determinado a melhorar. Focalizar em uma “cura” pode ser uma maneira eficaz de manter-se preso e / ou sentir que é tudo demasiado. Tomando uma questão de cada vez e trabalhar duro para isso em sua vida e na terapia, sempre trabalhando para melhorar a sua auto-consciência é a maneira de dar um passo de cada vez no processo de cura
Recuperar-se do TPB (ou não) é uma escolha. Para a maioria dos limítrofes, a questão que precisa ser trabalhada são numerosas, entrelaçadas e interconectadas. Este problema pode não ter todos a mesma causa. Portanto a melhor maneira de se curar do TPB é adaptar-se a uma abordagem eclética. Encontre o que funciona para você, o que tem significado para você e permita-se continuar a desafiar a sua dor e percepções.
TBP não pode ser curado com uma pílula. TBP não pode ser curado pela terapia sozinha. TBP é superar ou se render aos acontecimentos em seu passado, é quando a pessoa amadurece emocionalmente ao ponto de encontrar as suas próprias necessidades, tendo o cuidado de si mesmo, possuindo a responsabilidade pessoal e finalmente ser capaz de nutrir e acalmar a si mesmo.
A cura para o TPB não é uma ilusão como você pôde ter pensado. Ela está dentro do “eu”que você precisa encontrar, conhecer e com quem você precisa ter uma boa relação.
Conhecer a si mesmo como um ser separado que esteja ligado a outras pessoas, como uma parte do todo, não como o centro do universo e não de forma co-dependente é também uma grande parte do que significa ser recuperado do TPB.
Não espere por alguém para curá-lo, para tornar a sua vida, seus problemas, seu mundo melhor – as respostas que você precisa estão dentro de você. Trabalhe com seu terapeuta, mas entendendo que, enquanto outros podem ajudar você, é você que está no comando de sua própria recuperação.
© Ms. A.J. Mahari – 23 de dezembro de 2000, com a data 25 de janeiro de 2004 e dezembro de 2
Vamos lá gente! Muita força e determinação!!!
Um abraço apertado em todos vocês, que são mais que especiais =)
http://transtornoborderline.wordpress.com/2011/05/20/ha-cura-para-o-transtorno-de-personalidade-borderline/
Um texto para ser lido e relido.
Vale refletir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo